segunda-feira, 25 de abril de 2011

31 de março de 1964

31 de março de 1964

por Angela Cassol, sexta, 1 de abril de 2011 às 12:46
Tinha uma pequena idade, morava em Gov. Valadares, não sabiamos porque nossa escola nos dispensou. Ficava proxima a um Hospital e pela primeira vez, vi um homem chegando baleado e morto. O que se passava em minha pacata cidade?
Meu pai proibiu-me de sair de casa, minha curiosidade ja grande naquela epóca não obedeceu. Ia até a esquina ver se descobria o que se passava. Não se dizia nada a criança, naquela e mesmo em nossa tempo hoje. Achamos as crianças idiotas demais para saber dos fatos que as atingem.
Dia seguinte a familia inteira de minha grande amiga, simplesmente, desapareceu!! Nunca mais dela soube! Meu pai armazenava suprimentos e andava armado. Que estava havendo??? Ele não era assim!
Até hoje essa pergunta ecoa em meus ouvidos, " o que se passou em Governador Valadares, naquele 31 de março?
No colegio que vim a estudar anos mais tarde, dizeram-me :
Os comunistas estavam atacando nossa cidade. As crianas seria separadas de sua familia, umas virariam sabão e as mais inteligentes seriam criadas pelos comunistas.
QUE HORROR!! Que homens maus....só podia pensar assim....não me acahava inteligente. Já me via ensabuando alguma panela ou um corpo suado daqueles malvados.
Incrivelmente, não me convenceram!!!!
Sempre mantive essa pergunta em aberto.
Ontem esperava alguma pronunciamento dos grandes pensadores que aqui existem.... novo silêncio.
Alguém acredita que acabou a Ditadura? Somos uma democracia? Os traços e marcas de mais de vintes anos se foram? Ja fizemos o luto de nossos mortos? Já cobramos a conta dos assassinos? Dos carrascos que ainda comandam nossas Instituições públicas?
Nos horrorizamos com organizações criminosas realmente??
· · Compartilhar · Excluir
    • Lena Maia OLHA DARIA PRA ESCREVER UM LIVRO,,NÃO ME LEMBRO DE NADA SIGNIFICATIVO ,,ACHO INTERESSANTE HISTÓRIA ASSIM,,,,
      01 de abril às 13:46 · · 1 pessoaCarregando...
    • Angela Cassol BOA IDEIA LENA...TEM TANTAS HISTORIAS QUE NEM SEI..BJJJJJJ QUERIDA..VIU VOLTEI A AREA RSRRSR
      01 de abril às 13:58 ·
    • Cassiano Ribeiro Santos Tempos em que voce podia dormir de janelas abertas, que maconha era um escândalo, que a economia era sólida de verdade! Que o povo lia e as escolas prestavam! Ô saudade! ô esquerda maldita que destruiu o meu país!
      01 de abril às 14:03 · · 2 pessoasCarregando...
    • Angela Cassol TEM CERTEZA QUE FOI ESQUERDA?? EXISTE ISSO NESTE PAIS??
      01 de abril às 14:04 ·
    • Cassiano Ribeiro Santos Foi sim! Não existe uma esquerda ideal em relação a qual outros movimentos seriam simulacros. Toda esquerda, mark, Gramci, Fidel, Che Guevara... É trudo cachorro e jegue disfarçados de intelectuais!
      01 de abril às 14:08 ·
    • Angela Cassol Temos coisas em comum Cassiano....ainda n vi uma esquerda como dizem, ou seja, que tragam benecias realmente....
      01 de abril às 14:17 · · 1 pessoaCarregando...
    • Angela Cassol Nossa discordia, é que considero que temos ´´e disfarce cada vez mais apurados para nossa direitadura!!
      01 de abril às 14:19 · · 1 pessoaCarregando...
    • Cassiano Ribeiro Santos Se fossemos um país de direita, as plantações de coca da bolivia ja teriam sido bombardeadas. Fernandinho beira-mar ja estaria com a cabeça separada do corpo e medicos assassinos de feto, no xilindró! Você não sabe o que é direita!
      01 de abril às 14:27 ·
    • Angela Cassol Sabe que tem razão!! Não sei mais nada, aliás, nunca consegui entender quem é quem...diga pra mim , me fara um grande favor e serei grata sempre
      01 de abril às 14:28 ·
    • Fabrine Dias OLha Angela, seria fácil demais para mim entrar em uma discussão ferrenha e politizada. Então eu só vou fazer um pequeno recorte do texto e um breve comentário a altura de minha atitude. "Já me via ensabuando alguma panela ou um corpo suado daqueles malvados." Que fantasia é essa! lkkkkkk
      01 de abril às 15:17 ·
    • Angela Cassol Garota, n tinha como n ter esta fantasia..me achava burra demais p ser escolhida ser criada pelos comunistas rsrrsrrs so restava ser sabão, ja que a ameaça era tamanha...minha amiga havia sumidoooooooooooooooooooooooooooo, sacou?????
      01 de abril às 16:09 ·
    • Fabrine Dias Uai! Vc ia ser o sabão que ensaboava os corpos suados! kkkkk Nem pode brincar! Chata! rsrs
      01 de abril às 16:12 ·
    • Angela Cassol kkkkkkkkkkkkkkkkk sabia que so pensava nisso...essa era a melhor parten kkkkkk
      01 de abril às 16:16 ·
    • Adenio De Carvalho Costa Há uma evasão sobre a simbiose esquerda, centro e direita. Diz-se: "no império Romano os que tinha pensamento contrário as posições de César sentavam à esquerda no Senado. Já os que concordavam, à direita. Os que careciam de informação e outras posições ao centro, um ou outro.
      01 de abril às 19:46 ·
    • Adenio De Carvalho Costa
      Hoje, em nossa política embolou-se. Porque o que era esquerda, oposição, assumiu o Poder via voto. E o que anda fazendo é o mesmo que o diríamos direita fazia anteriormente. Então, criaram-se situações hoje calcadas numa tal "base". Os inte...resses próprios de perpetuação no Poder, agora chamados de centro-direita e centro-esquerda mantêm o mesmo engodo contra a população. As mentiras se tornam verdade e a verdade, se cobrada, está com licitação em aberto e logo logo serão tomadas as providências. E o dinheiro público sumindo. A saúde pública o caos. O saneamento básico a residência da calamidade. Mas voltando ao 31 de março (golpe de estado, revolução etc.) não merece nenhum tipo de alusão. Por que? Porque foi feita na marra, na força, na mortandade, na falta de escrúpulo... Hoje, sabemos ou procuramos saber o que é ser comunista - na acepção pura e simples da palavra seria ser comum, ter como senso a igualdade. A política desvirtuou. Claro, estamos numa democracia. Tanto o é que na Tv aberta a propaganda do PCdoB durante 10 dias, em horário nobre "comemorando' seus 89 anos de fundado, aparece o senador Netinho (o cantor) afirmando que o Partido Comunista é a cara do Brasil. (É de se assombrar como o medo de Angela Cassol, porque esse senhor espancou a esposa, virou senador da República brasileira, e aparece em horário nobre na Tv dizendo que o partido em que participa é a cara do Brasil.) A reforma política brasileira não passa pela transformação de partidos de direita ou de esquerda, vai muito além. Primeiro parte do princípio do voto obrigatório (?). 2) Deve eliminar o voto de legenda. Ex.: o senhor vice-presidente Michel Temer não obteve voto suficiente para se eleger, mas sua legenda PMDB adquiriu votos que o alavancaram, e dentro dos conluios sujos ou não, virou o candidato "natural" do PT a ser o vice de Dilma. 3) Há que se ter urgentemente o voto distrital diplomado com o ficha limpa que o juiz de carreira Luiz Fucs desempatou em nome da Constituinte a favor de que os ladrões eleitos assumam o cargo na Câmara e no Senado. A figura de linguagem 'ensaboando corpos suados' é pertinente porque nós trabalhamos para que eles suem nas saunas, academias, fudendo com o país!Ver mais
      01 de abril às 20:06 · · 1 pessoaCarregando...
    • Lee Schuster A história também envelhece, infelizmente, ou será que as pessoas estão tão sobrecarregadas de informação que não conseguem processá-las como deveria? Sinceramente eu não sei dizer. Por outro lado gostei muito da narrativa a senti viva, pulsante. Belo, belo Angela querida foi tão bom receber sua nota que nem sei... Obrigada por lembrar de mim, beijos!
      01 de abril às 20:17 · · 2 pessoasCarregando...
    • Maria Celeste Pupa Em 31.03.1964 eu morava na pequena Itaperuna - RJ e o pai da minha colega de sala que era dono de uma radio local foi preso e a radio fechada e ela não sabia mais do pai dela. Além deste mistério, ha via também uma outra colega que o pai era proprietário de uma loja de tecido que nunca mais abriu e a familia sumiu da cidade da noite para o dia.
      01 de abril às 23:04 ·
    • Maria Celeste Pupa Meu pai havia sido submetido a uma cirurgia de rim no Rio de Janeiro e na manhã de 31.03.1964 teve alta hospitalar e saiu do hospital com destino a Itaperuna. Minha mãe e ele só conseguiram passar pelas barricadas nas estradas porque por acaso(?!?!?) eles haviam acertado com a minha prima que era casada com um almirante da marinha.
      01 de abril às 23:11 ·
    • Angela Cassol Agradeço quem aqui se pronunciou!! Meu maior medo é o silencio!! O silencio deste golpe cheira mal, assim como ele foi, fedido e nos fudeu e continua nos fudendo....acorda Brasil!!
      01 de abril às 23:16 ·
    • Octaviano Moniz Lindoooooooooo
      02 de abril às 05:06 · · 2 pessoasCarregando...
  • Pressione Shift + Enter para iniciar uma nova linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário